Esporte de Floripa

Vamos comentar sobre  os esportes e suas origens, como e onde eram praticados em Floripa...
Volei, Futebol, Randebol, tenis, tenis de mesa, remo, corrida, natação, entre outros esportes...

10 comentários:

  1. Vôlei Cimed Florianópolis
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    O Vôlei Cimed Florianópolis é um time brasileiro de voleibol, sediado na cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina.
    Foi criado em abril de 2005 e, logo no primeiro ano de existência, foi finalista em todas as seis competições oficiais que disputou, entre as quais a Superliga Brasileira de Voleibol Masculino, conquistada pelo time florianopolitano. A equipe foi comandada por Renan Dal Zotto, ex-jogador de vôlei. E agora é comandada pelo técnico Marcos Pacheco, exauxiliar técnico de Renan Dal Zotto.
    Títulos
    • Superliga Brasileira de Voleibol: 2005-06, 2007-08 e 2008-09
    • Sul-Americano de Voleibol: Copa Cimed 2009

    ResponderExcluir
  2. História do Futsal


    A versão mais aceita para o surgimento do Futebol de Salão é a de que ele começou a ser praticado por volta de 1940, por jovens freqüentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo. Enfrentando dificuldades para encontrar campos de futebol para divertimento em suas horas de lazer, estes improvisaram "peladas" nas quadras de basquete e hóquei, aproveitando as traves usadas na prática desse último esporte. No início as "equipes" variavam em número, tendo cinco, seis e até sete jogadores, sendo pouco a pouco fixado o limite de cinco. As bolas eram de crina vegetal ou serragem, sofrendo sucessivas modificações, inclusive com o uso de cortiça granulada. Como as bolas de ar utilizadas depois, saltavam muito e saiam freqüentemente das quadras, posteriormente tiveram seu tamanho diminuído e o peso aumentado. Daí o fato de o Futebol de Salão ser chamado de "esporte da bola pesada". ( fonte: Federaçã0 Catarinense de Futebol de Salão )

    ResponderExcluir
  3. Associação Desportiva Colegial
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Ir para: navegação, pesquisa
    Associação Desportiva Colegial é um clube de futebol de salão da cidade de Florianópolis, do estado de Santa Catarina. Foi fundada em 25 de março de 1944. Comanda seus jogos no Ginásio Rozendo Lima Vasconcelos. Em 2008 usa na Liga Brasileira de Futsal o nome de Colegial/Umbro, em parceria com a marca esportiva Umbro. A equipe já foi duas vezes campeã catarinense de futsal: em 1980 e 2007.

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca me interessei muito sobre esporte em Floripa. Só nos últimos
    Anos com a chegada dos netos é que eu comecei mais por eles serem
    torcedores fanáticos de Avaí, e por um gringo que mora que mora na
    minha rua que torce pelo Figuerense.
    Eu não gosto muito de futebol; só quando se trata de seleção brasileira.
    Gosto mais de Vôlei. Neste esporte Floripa se destaca muito especialmente
    Pelo Cimed que este ano está defedendo mais um título brasileira.

    ResponderExcluir
  5. SÃO PAULO, 01/05/2010 - Na quinta final seguida em cinco anos de existência, a Cimed/Malwee (SC) sagrou-se tetracampeã da Superliga masculina de vôlei. Neste SÁBADO (01.05), a equipe catarinense venceu o Bonsucesso/Montes Claros (MG) por 3 sets a 0 (25/22, 25/20 e 31/29), em 1h31 de jogo, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e conquistou o quarto título da competição, o terceiro consecutivo

    ResponderExcluir
  6. Com gols de Roberto e Davi, o Avaí conquistou o título de Campeão Catarinense 2010, e consequentemente o bi-campeonato estadual, que não era conquistado pelo Leão da Ilha desde 1943.

    ResponderExcluir
  7. Um dos grendes momento que marcou foi quando o figuerense caiu para a séri b. Não queria acreditar que era verdade eu estava assistindo ,a torcida de pé o tempo passando e não saia o gol, o sol queimando as lágrimas caido,quando o juiz apitou , comtinuamos no campo torcendo que o santos fizese um gol o figuerense não cairia, mas tambem perdeu, mas estou certo que este ano chegaremos lá, e eu estarei no mesmo lugar para dizer, aqui é teu lugar.

    ResponderExcluir
  8. Em 1974 quando da inuguração da beira mar norte como aluno da CEFID participamos de uma corrida de revezameto, para o evento foram convidados,Marinha, Aeronautica, Clubes de remo,Figueirense e outras equipes que não lembro no momento que fizeram parte da festa de inuguração

    ResponderExcluir
  9. Possuiu destaque na história de Florianópolis, por diversas vezes, sendo a mais recente através do nadador Fernando Scherer, o Xuxa, que conquistou diversas medalhas e recordes mundiais e olímpicos.

    Como a cidade é principalmente localizada em uma ilha cercada de outras pequenas ilhas, é uma de suas atrações como atividades esportivas o mergulho livre e autônomo. As localidades mais frequentadas para este esporte são a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Ilha do Campeche.

    Antes do futebol, o remo foi o esporte nº 1 da cidade. Ainda hoje, há três clubes principais:

    Clube de Regatas Aldo Luz
    Clube Náutico Francisco Martinelli
    Clube Náutico Riachuelo

    Gustavo Kuerten, treinando em Roland Garros.O tênis consolidou-se em Florianópolis após Gustavo Kuerten, o Guga, tornar-se tricampeão em Roland Garros e alcançar a posição número 1 no ranking mundial da ATP.

    Florianópolis conta com um dos maiores centros de Tênis de Mesa do Brasil, local que é frequentado por mais de 100 atletas. Isso constitui Florianópolis numa potência no tênis de mesa catarinense, o qual possui inúmeros títulos no JASC e nos estaduais.[carece de fontes?]

    O voleibol de Florianópolis começou a ter destaque nacional com o time masculino da Unisul, a partir do final da década de 1990. Depois, esse time transferiu-se para a vizinha cidade de São José (SC) e hoje está em Joinville (SC), sendo que Florianópolis passou a ser representada na Superliga de Voleibol do Brasil pela equipe da Cimed, fundada em 2005. Esta participou de quatro edições da competição, sendo finalista em todas elas, conquistando três títulos: um em 2005-06, outro em 2007-08, e o terceiro em 2008-09

    Florianópolis também se destaca no cenário nacional do rugby. O Desterro Rugby Clube, fundado em 1995, foi Campeão Brasileiro em três oportunidades, em 1996, 2000 e 2005.

    O voo livre de Parapente pode ser praticado em diversas rampas de Florianópolis. Pode-se fazer um voo duplo com instrutor habilitado. As rampas mais conhecidas são da Praia Brava, Santinho, Rio Vermelho, Mole e Lagoa da Conceição.

    Apesar de a capital abrigar pelo menos 6 cavernas conhecidas, apenas 2 delas foram oficialmente registradas e mapeadas até agora, a Gruta da Praia Brava e a Gruta do Rei: "Mesmo que nem todas tenham registro, existem pelo menos 6 cavernas na capital: a Gruta da Praia Brava e a Caverna do Rei; a Gruta do Encantado, na Praia do Santinho; a Gruta dos Morcegos, na Ilha do Campeche; a Caverna do Pântano do Sul; e a Gruta das Pinturas, que tem a sua localização mantida em sigilo por um professor da UFSC, já que abrigaria antigas inscrições rupestres. Isso mostra que a espeleologia é uma área pouco explorada no estado".[carece de fontes?]

    ResponderExcluir
  10. Estamos bombamdo no Campeonato Brasileiro nas séries A e B. Avaí e Figueirense estão representando muito bem o nosso Estado. Vamos torcer para um resultado final que proporcione um clássico no ano que vem na série A, é claro!

    ResponderExcluir