quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ponte Hercílio Luz









7 comentários:

  1. O PORTO ONDE O EMBARQUE E DESEMBARQUE DE NAVIOS CARQUEIRO OU DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS ERA PROXIMO A PONTE HERCILIO, ONDE HOJE FICA A RODOVIARIA, TINHA DIVERSOS NAVIOS DE TRANSPORTECOMO O ANA- CARLOS HOEPCKE ELES LEVAM PASSAGEIROS PARA O RIO DE JANEIRO, QUANDO CHEGAVA NO PORTO ERA UMA FESTA DE LONGE ELE VINHA BUZINANDO DANDO FINAL DE CHEGADA E O PESSOAL CORRIA PARA RECEBER OS PARENTES, AMIGOS QUE CHEGAVAM DE VIAGEM, TAMBÉM OS CARROS DE CAVALOS QUE SERVIAM PARA PEGAR OS PASSAGEIROS PORQUE NAQUELA EPOCA NÃO TINHA TAXI .
    EM UMA DAQUELAS VIAGENS O NAVIO PEGOU FOGO EM ALTO MAR, FOI MUITO TRISTE A CHEGA DA DO NAVIO CARLOS HOEPCKE SEMI DESTRUIDO PELO FOGO, AINDA HOJE LEMBRO-ME COM MUITA TRISTEZA.

    ENQUANTO O NAVIO DE CARGA, ERAM CONTRATADOS HOMENS PARA A DESCARGA, ERAM CHAMADOS DE ESTIVADORES, EU NÃO ME LEMBRO MAIS ACHO QUE NAQUELA EPOCA O ÚNICO MEIO DE TRANSPORTE MAIS RÁPIDO ERA DE NAVIO.

    A PONTE HERCILIO LUZ ERA A ÚNICA PONTE QUE LIGAVA A ILHA AO CONTINENTE O CHÃO ERA DE MADEIRA, GOSTAVAMOS MUITO DE ATRAVESSAR A´PE PARA O CONTINENTE NO MEIO DELA TINHA UM BALANÇO QUE ASSUSTAVA .

    ResponderExcluir
  2. FLORIANÓPOLIS
    É NECESSÁRIO REGISTRARMOS A HISTÓRIA DO ESPAÇO QUE OCUPAMOS PARA QUE NÃO SE PERCA DADOS DE REAL IMPORTÃNCIA PARA OS FUTUROS OCUPANTES E/OU ESTUDIOSOS DESSAS ÁREAS. FLORIANÓPOLIS , FELIZMENTE, TEM DADOS IMPORTANTES, MOSTRANDO AS TRANSFORMAÇÕES ADVINDAS DO PROGRESSO, ASSIM CONSIDERADO.
    COMO ATERROS, CONSTRUÇÃO DAS PONTES LIGANDO A ILHA AO CONTINENTE , CONSTRUÇÃO DE VIADUTOS, RODOVIAS, PRÉDIOS PÚBLICOS ETC.
    PESSOAS DE CEM (100) ANOS APROXIMADAMENTE, EM 2009, CONSULTADAS, AFIRMARAM TER CONHECIDO FPOLIS., ANTES DA CONSTRUÇÃO DA PONTE HERCÍLIO LUZ, E TEREM ATRAVESSADO DO ESTREITO PARA FLORIANÓPOLIS, UTILIZANDO BARQUINHO QUE DENOMINAVA DE SÃO SINO (OU SÃO SIM). NA LATERAL , PARTE DA ILHA, HAVIA UM CEMITÉRIO, E PARA CONCLUÃO DA PONTE, HOUVE A NECESSIDADE DE SER TRANSFERIDO PARA ITACORUBI, DENOMINADO DE TRÊS PONTES. ENTÃO, AFIRMARAM QUE HAVIA UM JORNAL DENOMINADO PASQUIM, QUE PUBLICOU A NOTA, COMO SE OS DEFUNTOS ESTIVESSEM RECLAM ANDO O ESPAÇO, ASSIM:” PRÓ CEMITÉRIO DAS TRÊS PONTES, EU NÃO IREI, NEM DE CARROÇA, NEM DE CARRO OU CAMINHÃO. QUEM POBRE FOR MORREU NESTA TERRA, ENCHEU DE BOLOR. O CEMITÉRIO NA CIDADE É OUTRA COISA, VENDO O CÉU E O MAR E TAMBÉM A LANCHINHA DE SÃO SINO A NAVEGAR. QUEM POBRE FOR, MORREU NESTA TERRA, ENCHEU DE BOLOR. AUTOR DESCONHECIDO.

    ResponderExcluir
  3. Nossa ponte é linda....Moro no continente e usava diáriamente a ponte para chegar ao colégio onde estudava.O assoalho da ponte era de madeira,isto nos anos 50.Mais tarde qdo já dirigia meu carro por esta ponte não achava bom este assoalho com vigas.Houve uma reforma radical.A ponte foi asfaltada,mas lembro com carinho da antiga.

    ResponderExcluir
  4. Fernanda deu a sacada

    ResponderExcluir
  5. Passar pela ponte sobre os trilhos de madeira, era terrível, em dias de chuva, então...
    Depois foi pavimentada e era uma fila cansativa, primeiro por causa das obras, mais tarde por causa do movimento de carros que era intenso para uma só travessia. Foi então que construíram a ponte Colombo Salles e depois a Pedro Ivo.

    ResponderExcluir
  6. acho linda a ponte principalmente ,a noite gostaria de um dia poder passar nela nem que for a pé.

    ResponderExcluir